domingo, 30 de dezembro de 2012

Barreiras Físicas e Flora Normal

Barreiras Físicas

 

A pele age como nossa primeira linha de defesa contra organismos invasores. 



  Movimentos peristálticos e dos cílios ajudam a manter as vias aéreas do trato gastrointestinal livres de organismos. 

O fluir das lágrimas e saliva ajuda a prevenir infeções nos olhos e na boca. As lágrimas e a saliva contêm uma enzima (lisozima) que degrada os peptidoglucanos que entram na constituição da parede celular das bactérias.

O efeito ‘pegajoso’ do muco que cobre o trato respiratório e gastrointestinal ajuda a proteger os pulmões e o sistema digestivo contra microrganismos. 
O ph ácido do suor, do muco vaginal e do suco gástrico impedem o crescimento de bactérias e fungos.
Defensinas (proteínas de baixo peso molecular) encontradas nos pulmões e no trato gastrointestinal têm atividade antimicrobiana. Agentes surfactantes nos pulmões agem como opsoninas (substâncias que promovem fagocitose de partículas).

Flora Normal

Conjunto de microrganismos que vivem em simbiose no nosso corpo, não fazendo parte integrante do sistema imunitário, providenciam-lhe um grande auxílio, quer por competirem com micróbios infectantes, quer por produzirem substâncias tóxicas para os mesmos.
Todos nós estamos "infectados" com uma variedade de microorganismos ao longo das nossas vidas. Incrivelmente, os nossos corpos são, na verdade, compostos por  bactérias do que por células humanas. Este grupo de organismos, tradicionalmente designado "flora normal", é composto por um conjunto relativamente estável de “indivíduos”, principalmente anaeróbios. A Flora Normal pode contribuir para a nossa existência de várias maneiras: 
  • Ajuda-nos, competindo com patógenos (como Salmonella)
  • Ajuda-nos, fornecendo vitaminas ou eliminando toxinas (por exemplo, Bacteroides)
  • Pode-nos prejudicar, promovendo a doença (por exemplo, a cárie dentária)
  • Pode não nos ajudar, nem causar danos (por exemplo, "comensais").

Vídeo


Sem comentários:

Enviar um comentário